Português (Brasil)

Memórias do carnaval de União são destaques no Projeto Vozes Que Ecoam

Memórias do carnaval de União são destaques no Projeto Vozes Que Ecoam

Áudiodocumentario narra a história dos primeiros carnavais e trás detalhes de como aconteciam as manifestações culturais por toda cidade.

Compartilhe este conteúdo:

(Foto: Divulgação)

 

Para concluir o trabalho de resgate da memória de fatos históricos de União, o Projeto Vozes Que Ecoam, do jornalista e produtor Cultural Ramon Barros lança seu último episodio da series. Neste áudiodocumentario o ouvinte vai entender como eram realizados os primeiros carnavais e detalhes de como aconteciam as manifestações culturais por toda cidade.

O carnaval é uma festa tradicional popular realizada em diferentes cantos do mundo, sendo a mais celebrada no Brasil. O carnaval tem origem com colonizadores portugueses, que, entre os séculos 16 e 17 teve como primeira prática o “Entrudo”.

Essa brincadeira se fixou primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do período quaresmal. Apesar do forte secularismo presente na festa, ela é normalmente ligada a tradição cristã.

Em União, o carnaval foi se popularizando aos poucos, tornando-se, ano a ano, cada vez mais consolidado. Nesse periodo, atravessou fases, contornos e adaptou-se a ritmos e modismos.

Foi com a concepção dos blocos de rua que o carnaval unionense ganhou visibilidade. Essa mudança de perfil foi importante para o desenvolvimento do carnaval que passou a ser marcado pelo ritmo das charangas e pelas brincadeiras de rua. Blocos como Os Caretas, Os Gatões e o Zé Pereira, passaram a ser as marcas do carnaval de União.

Ao todo, 3 audiodocumentários foram produzidos nas mais diversas áreas do conhecimento e cultura local, apresentando características marcantes através da oralidade dos que compõem a narrativa. O projeto conta com a ajuda de entidades como a Equatorial Piauí, através do SIEC, Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Piauí.

Ramon Barros é produtor cultural há mais de 20 anos, produzindo espetáculos juninos com a Quadrilha Arroxa o Nó, peças teatrais com a Uniartes, além de produções musicais com grandes artistas unionenses tais como Irla Milena, Erica Galvão, Everton Lopes e Sávio Machado, todos com músicas autorais.

OUÇA:

Compartilhe este conteúdo: