Português (Brasil)

Lagoa Alegre: Fiscais do CRO flagram atendimentos ilegais em UBS e Polícia Civil é acionada

Lagoa Alegre: Fiscais do CRO flagram atendimentos ilegais em UBS e Polícia Civil é acionada

Município de Lagoa Alegre recebe notificação para suspender programa de próteses, em razão da contratação de "práticos" para a prestação serviço; veja

Compartilhe este conteúdo:

VEJA O VÍDEO;

Na última sexta-feira, a equipe de fiscalização do CROPI flagrou dois práticos atendendo pacientes de próteses dentárias em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Lagoa Alegre, no estado do Piauí. A situação constatada configurou o exercício ilegal da Odontologia.

Os incidentes ocorreram nas dependências da UBS Angélica Moita, situada no centro do município. No momento da chegada dos fiscais do CROPI, alguns pacientes já haviam sido atendidos, e diversos aguardavam atendimento. É relevante salientar que a Secretaria de Saúde de Lagoa Alegre convocou, por meio das redes sociais, a população para receber atendimento de pessoas sem qualquer qualificação técnica profissional, em procedimentos que são exclusivos de dentistas.

(Foto: UBS Angélica Moita)

 

 

A reabilitação oral por meio de próteses é um processo complexo que demanda conhecimentos e procedimentos especializados, os quais devem ser conduzidos por cirurgiões dentistas. Próteses mal planejadas e inadequadamente adaptadas têm o potencial de causar danos irreparáveis aos pacientes, inclusive o desenvolvimento de câncer bucal.

O município recebeu uma notificação para suspender o Programa de Próteses até que profissionais legalmente habilitados sejam contratados. O caso será encaminhado ao Ministério Público Federal, e a ocorrência será comunicada à polícia civil.

FONTE: TV CIDADE VERDE.

Compartilhe este conteúdo: