Governador cita convocação de mil soldados para curso de formação na PM e fala em novo concurso público
Pelo menos mil novos homens e mulheres sejam convocados para cursos de formação neste ano e no próximo. O gestor também falou em fazer um novo concurso após os chamamentos do certame vigente.
Uma solenidade cívico-militar na noite desta terça-feira (25) marca o aniversário de 189 anos da Polícia Militar do Piauí. O ato, que conta com promoções e desfiles, acontece na sede do Quartel do Comando Geral da PM, no bairro Ilhotas, na zona Sul de Teresina.
À imprensa, o governador Rafael Fonteles (PT), que participou da solenidade, lembrou que foi autorizada a correção de redações do último concurso feito, e que a expectativa é que pelo menos mil novos homens e mulheres sejam convocados para cursos de formação neste ano e no próximo. O gestor também falou em fazer um novo concurso após os chamamentos do certame vigente.
“Já autorizamos através de um projeto de lei que foi aprovado pela Assembleia a correção de redações de quem não tinha ficado classificado no último concurso da PM. Então essas redações serão corrigidas pelo Nucepe, provavelmente em meados do segundo semestre, nós teremos o resultado, e chamaremos uma nova turma do curso de formação com pelo menos 500 novos nomes já nesse ano. E ai no ano seguinte, outra turma, então pelo menos outros mil irão vir do próprio concurso já realizado. Quando encerrar esse chamamento, a gente fará novo concurso da Polícia Militar, assim como já foi anunciado o concurso da Polícia Civil para o próximo ano. E tanto o concurso da Polícia Penal e do Bombeiro segue com 400 vagas cada um", disse.
O governador ressaltou a importância da solenidade que prestigia os 189 anos da Polícia Militar e também a promoção aos integrantes da força.
"É importante a gente prestigiar os 189 anos da nossa Polícia Militar, que presta um importante serviço para a sociedade piauiense. É um momento em que a gente, além de prestigiar, também faz a promoção de diversos policiais militares, que alcançaram posição nova a partir da antiguidade ou merecimento, e portanto é mais um compromisso nosso em fortalecer as forças de segurança do estado do Piauí, promover a paz social, que é uma prioridade absoluta do povo do Piauí e do Brasil", declarou o governador.
O evento também conta com desfiles militares, entrega da medalha do Mérito Policial Militar, além da promoção de oficiais e praças.