Facções criminosas levam Segurança Pública a instaurar reforço policial em União
Após onda de crimes em 2022, Secretaria de Segurança Pública do Piauí reforça policiamento no município até dia 6 de fevereiro; Saiba
Ao instituir o esforço concentrado em União, a ser realizado no período de 12 de janeiro de 2023 a 6 de fevereiro de 2023, o secretário de Segurança Pública Francisco Lucas Costa Veloso, o Chico Lucas, levou em consideração, entre outros, dois pontos importantes.
Um foi “o aumento significativo dos números relativos à criminalidade violenta no município de União/PI, conforme dados repassados pelo Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal (NUCEAC), nos termos do Relatório Concentração de Mortes Violentas Intencionais ANO 2022”.
O outro é que “na cidade de União houve, no decorrer do ano de 2022, a instauração de 12 (doze) inquéritos policiais relacionados aos crimes de Homicídio e Tráfico de Drogas, e que majoritariamente estão ligados à presença dessas Facções Criminosas na Cidade“.
No município de Piripiri, ao instituir o esforço concentrado das forças de segurança Pública do Piauí no período de 4 de janeiro de 2023 a 6 de fevereiro de 2023, também foi levado em consideração índices de criminalidade e presença de membros de facções.
Segundo as informações oficiais, houve o “aumento significativo dos números relativos à criminalidade violenta no município de Piripiri/PI, conforme dados repassados pelo Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal (NUCEAC), nos termos do Relatório Concentração de Mortes Violentas Intencionais ANO 2022”.
Além de que “na cidade de Piripiri/PI, ocorreram 36 (trinta e seis) homicídios no ano de 2022 e que a maioria está ligada à disputa por territórios entre as organizações criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV)“, aponta documento que institui o esforço concentrado.
Fonte: Reproduzido do site 180graus, Rômulo Rocha – Do Blog Bastidores