Português (Brasil)

Ex-prefeito de União Zé Barros mais uma vez aparece na lista de inelegíveis do TRE-PI

Ex-prefeito de União Zé Barros mais uma vez aparece na lista de inelegíveis do TRE-PI

José Barros Sobrinho foi prefeito do município de União (PI) entre os anos de 2009 e 2012; Veja

Compartilhe este conteúdo:

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí divulgou recentemente uma lista atualizada com ex-gestores cujas contas foram julgadas irregulares e que estão impedidos de concorrer a mandatos eletivos. Entre os nomes presentes na lista, destaca-se o ex-prefeito Zé Barros, do Partido dos Trabalhadores, da cidade de União.

Segundo o tribunal, a decisão de tornar públicos os nomes dos ex-gestores com contas irregulares tem o objetivo de garantir a transparência e a lisura dos processos eleitorais, impedindo que pessoas com pendências financeiras possam se candidatar e assumir cargos públicos. A medida visa também combater a corrupção e a impunidade no cenário político do estado.

A divulgação da lista gerou polêmica e foi recebida com surpresa por parte da população, que se mostrou preocupada com a possibilidade de candidatos com histórico de irregularidades concorrerem nas próximas eleições. O ex-prefeito Zé Barros, por exemplo, está agora impedido de se candidatar a qualquer cargo eletivo, causando repercussão na cidade de União e levantando debates sobre a moralidade e a ética na gestão pública.

s julgamentos apresentados na lista são aqueles desta Corte, já transitados em julgado, referentes aos últimos nove anos até março de 2024.

Vale ressaltar que não estão incluídos na lista os nomes dos responsáveis cujas contas julgadas irregulares estão pendentes de recurso com efeito suspensivo ainda não analisado pelo Tribunal, bem como daqueles para os quais os acórdãos de irregularidade foram anulados por decisão do próprio TCE/PI ou do Poder Judiciário.

Confira na íntegra a lista geral de inelegíveis segundo o Tribunal de Contas do Piauí :

lista-tre-com-todos-os-gestores-eleicoes-2024-atualizada-ate-05042024-1-1

Fonte: Ascom/Divulgação

Compartilhe este conteúdo: