Português (Brasil)

Entenda como funcionava esquema de fraudes a licitações no Piauí investigado pela Polícia Federal

Entenda como funcionava esquema de fraudes a licitações no Piauí investigado pela Polícia Federal

O modus operandi funciona através de contratações por meio de licitações fraudadas e execução de obras superfaturadas que são executadas de fato por gestores e ex-gestores dos municípios envolvidos.

Compartilhe este conteúdo:

Agentes da Polícia Federal e da CGU durante diligência.
(Foto: Divulgação)

 

A Operação Creta, deflagrada nesta terça-feira (19/12) pela Polícia Federal e pelaControladoria Geral da União (CGU) para o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em municípios dos estados do Piauí e Ceará, e em Brasília (DF) tem como objetivo aprofundar investigação relativa a crimes de fraudes a licitações, desvio de recursos, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a execução de obras custeadas com recursos federais em municípios piauienses, que são postos em prática por intermédio de empresas de fachada e/ou ligadas aos investigados.

O grupo continuou sendo monitorado, tendo sido identificada sua atuação em outros municípios piauienses, inclusive por intermédio de outras empresas, atuação que permanece até a presente data. O modus operandi continua o mesmo, com contratações por meio de licitações fraudadas e execução de obras superfaturadas e que são executadas de fato por gestores e ex-gestores dos municípios envolvidos.

Os dados financeiros analisados evidenciaram a ocorrência de movimentações envolvendo empresas, agentes públicos e agentes políticos, com características de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, o que justificou o bloqueio/sequestro de mais de R$ 17 milhões dos envolvidos.

Os fatos investigados têm impacto direto para a população dos municípios envolvidos nos desvios, já que resultam em obras não finalizadas ou executadas de forma precária. Adicionalmente, o fato de a mão de obra utilizada nas obras não ter sido formalizada resulta na precarização das relações de trabalho da população dos municípios que atuaram na execução das obras.

Compartilhe este conteúdo: