Português (Brasil)

TRE-PI define tempo e ordem de distribuição do horário eleitoral na TV e no Rádio; veja cronograma

TRE-PI define tempo e ordem de distribuição do horário eleitoral na TV e no Rádio; veja cronograma

O horário começa no próximo dia 30 e a TV Clube será a emissora de televisão geradora da propaganda.

Compartilhe este conteúdo:

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) definiu o tempo e a ordem de distribuição da propaganda eleitoral na TV e no Rádio para os partidos, coligações e federações que disputam as Eleições 2024. O horário eleitoral começa no próximo dia 30. Veja cronograma ao fim da reportagem.

A audiência pública para definição ocorreu na quinta-feira (22). Além dos partidos políticos, federações e coligações, as emissoras de rádio e televisão de Teresina participaram da audiência. A TV Clube será a emissora de televisão geradora da propaganda.

A elaboração do plano de mídia das eleições municipais de 2024 foi coordenada pelo juiz Washington Luiz Gonçalves Correia, da 63º zona eleitoral, responsável pela propaganda eleitoral.

O presidente do TRE, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou a importância do horário eleitoral. “É importante para que a população tome conhecimento dos planos de governo dos candidatos, suas metas, seus projetos”, disse.

“Esperamos que até o dia das eleições seja tudo tranquilo e o papel da justiça eleitoral é assegurar a ordem, a tranquilidade e, sobretudo, assegurar o livre exercício do voto. O eleitor tem o direito de chegar na cabine e votar livremente em quem ele escolher”, finalizou.

Segundo a legislação eleitoral, de segunda-feira a domingo, as emissoras de rádio e de televisão devem reservar 70 minutos diários para o horário eleitoral gratuito, que terá inserções de 30 segundos, tendo também a opção de juntar e exibir em 60 segundos.

Nas eleições municipais, o tempo será dividido na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% para cargo de vereador. Terão direito ao horário eleitoral os partidos, coligações e federações que têm no mínimo cinco deputados federais eleitos.

Dos nove candidatos a prefeito em Teresina, quatro terão direito a propaganda no Rádio e na TV. Pelo sorteio, a federação PSOL/Rede, que tem como candidato a prefeito Francinaldo Leão, será a primeira a exibir sua propaganda com 30 segundos e 46 centésimos de segundo.

Fonte: G1

Compartilhe este conteúdo: