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Marcos Alves: O que a primeira competência do Enem avalia?

Marcos Alves: O que a primeira competência do Enem avalia?

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*ESCRITO POR Marcos Alves, da CR Produz

Excepcionalmente publicado nesta sexta-feira

Olá, meu povo! Que alegria estar aqui com vocês, no Pôst União, trazendo um conteúdo bacana para sua redação alcançar nota mil. Isso mesmo! Desta quarta em diante, vamos tratar, em cinco matérias, cada competência da redação do ENEM.

Cada competência equivale 200 pontos. O corretor avalia sua redação de acordo com os níveis e pontuação:

1 - Desclassificado: 0 pontos;

2 - Precário: 40 pontos;

3 - Insuficiente: 80 pontos;

4 - Mediano: 120 pontos;

5 - Bom: 160 pontos;

6 - Ótimo: 200 pontos.

Hoje, vamos tratar da competência I, que se preocupa com erros de português, gírias, xingamentos (xii) e muito mais. Vamos lá?

O QUE A COMPETÊNCIA I AVALIA?

A primeira competência avalia o domínio que você tem da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Ela leva em consideração o léxico e gramática. Para alcançar os 200 pontos desta competência, você deve considerar que a escrita formal pressupõe um conjunto de regras e convenções estabelecidas ao longo do tempo. O corretor irá avaliar a estrutura sintática e a presença de desvios em seu texto. A nota é estabelecida por nível de alcance, conforme a Matriz de Referência para Redação da Competência I.

Figura 1:Matriz de Referência ENEM. INPEP, 2020

 

A correção desta competência se dá em dois momentos: Primeiro, observa-se a estrutura sintática, que pode ser deficitária, regular, boa ou excelente; e, depois, os desvios, que podem ser muitos, alguns, poucos, ou no máximo, dois.

1 ESTRUTURA SINTÁTICA

É levado em consideração a estrutura sintática em diferentes níveis. Um texto é avaliado no nível 0 se conter estrutura inexistente, apresentando ou não desvios. É avaliado no nível I se possuir estrutura deficitária com muitos desvios. Nos níveis 2, 3, 4 e 5, não pode apresentar o descritor exato da grade especifica. Assim, pode apresentar características de dois níveis diferentes, que deve ser avaliado no interior do texto.

Bom, e quais são os problemas mais comuns de estrutura sintática?!!

Há uma variedade de problemas que podem levar à falha na estrutura sintática. Por exemplo:

Truncamento de períodos: separação de orações subordinadas ou orações coordenadas por um ponto, ou simplesmente a quebra indevida de uma oração que se torna não concluída.

Justaposição de orações e/ou períodos: caracterizada por períodos e/ou orações que deveriam constituir períodos independentes, mas foram justapostos formando períodos únicos.

Excesso, duplicação ou ausência de palavras (elementos sintáticos): Quando se verifica excesso ou ausência de elementos sintáticos, não relacionados a problemas de regência ou de paralelismo, deve-se considerar uma falha de estrutura sintática.

Vemos repetição do artigo “as” em “pelas as redes”, uma falha de estrutura sintática por excesso, pois já há um artigo na contração “pelas”.

Figura 2: INPEP, 2020.

2 OS DESVIOS

Os desvios de convenções da escrita geralmente são os elementos mais evidentes no texto – um problema de acentuação ou de grafia pode ser mais facilmente visualizado, justamente pela natureza dessas questões.

Figura 3: INPEP, 2020

 

2.1 DESVIOS DE CONVENÇÕES DA ESCRITA

2.1.1 Acentuação

Figura 4: Exemplos redação ENEM, INPEP, 2020.

 

A palavra “Además” deve ser penalizada, pois apresenta um desvio de grafia e um desvio de acentuação. O emprego adequado seria “Ademais”.

2.1.2 Ortografia: as palavras devem estar corretamente grafadas.
Erros mais comuns:

agente ≠ a gente - mais ≠ mas - nada haver ≠ nada a ver -

2.1.3 Hífen: Você deve estar atento se precisar de translineação, indicando que uma palavra foi interrompida e continuará na próxima. Será penalizado se colocar hífen onde não existe! Exemplo:

Figura 5: Exemplos redação ENEM, INPEP, 2020.

 

2.1.4 Maiúsculas/minúsculas: Um outro desvio que precisa de atenção é o uso indevidos de letra maiúscula e minúscula.

2.1 DESVIOS GRAMATICAIS

2.2.1 Regência: ausência de proposição que rege um nome ou um verbo, ou emprego indevido de preposição ou ainda um verbo que não exige determinada preposição.

2.2.2 Concordância: a concordância verbal e nominal é avaliada nos casos em que ela é obrigatória, segundo a norma-padrão da língua.

2.2.3 Pontuação: O uso da vírgula deverá ser considerado desvio em casos em que se separa:

• sujeito e predicado;

• verbo e objeto;

• conjunção subordinativa e oração subordinada;

• locução conjuntiva e a oração subordinada que introduz.

Além desses pontos, leva-se em consideração na correção o paralelismo sintático, o emprego de pronomes, o uso da crase.

2.3 DESVIOS DE ESCOLHA DE REGISTRO

Nesse quisito, há uma preocupação com informalidade/marca da oralidade.

São exemplos de desvios:

 • Expressões coloquiais como “um monte”, “um bocado”, “é isso aí”, “né”, “tá beleza”, ou formas usadas na Internet, como “blz”, “vc”, “eh”;

• O uso de diminutivos e aumentativos (ex.: “basiquinho”; “muitão”);

• Reduções (como “pra”, “pro”) e abreviaturas, como “p/” (no lugar de “para”) ou “c/” (no lugar de “com”).

2.4 DESVIOS DE ESCOLHA VOCABULAR

Escolha lexical imprecisa de uma palavra no contexto em que ela se encontra.

Exemplos que geram confusão:

afinidade x finalidade - burocracia x democracia - descriminalizar x discriminar - escultural x estrutural.

3. DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS

Trazemos exemplos de redação avaliadas de acordo com cada nível de pontuação. Observem e busquem desviar dos erros contidos nos exemplos apresentados. Para não ficar extenso, optamos por não analisar cada exemplo apresentado. Porém, a partir dos critérios de cada nível é possível que você mesmo avalie o motivo de cada exemplo estar em dado nível.

NÍVEL 0 (NOTA 0): Estrutura sintática inexistente (independentemente da quantidade de desvios)

Figura 6: Exemplos redação ENEM, INPEP, 2020

 

NÍVEL 1 (NOTA 40): Estrutura sintática deficitária com muitos desvios

Figura 7: Exemplos redação ENEM, INPEP, 2020

NÍVEL 2 (NOTA 80): Estrutura sintática deficitária OU muitos desvios

Figura 8: Exemplos redação ENEM, INPEP, 2020

NÍVEL 3 (NOTA 120): Estrutura sintática regular E alguns desvios

Figura 9: Exemplos redação ENEM, INPEP, 2020

NÍVEL 4 (NOTA 160): Estrutura sintática boa E poucos desvios

Figura 10: Exemplos redação ENEM, INPEP, 2020

 

NÍVEL 5 (NOTA 200): Estrutura sintática excelente (no máximo, uma falha) E, no máximo, dois desvios

Figura 11: Exemplos redação ENEM, INPEP, 2020

 

Não esqueça!!!

Essa competência é importante, pois avalia a superfície textual, as ideias, a maneira como elas foram construídas, como você relacionou linguisticamente e como propõe resolver problema abordado em seu texto.

Marcos Alves – CR Produz

marcosvieirajob@gmail.com

https://www.instagram.com/crproduz/?hl=pt-br

Referência

INEP. Material de Leitura. Modulo 03. Competência I. Enem 2019. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos.

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