Português (Brasil)

Emanuelle Clímaco: Como assim dissertativo-argumentativo?

Emanuelle Clímaco: Como assim dissertativo-argumentativo?

Leia a coluna CR produz, publicada excepcionalmente nesta quinta-feira (15/10);

Compartilhe este conteúdo:

*ESCRITO POR Emanuelle Clímaco, da CR Produz.

Esta coluna é publicada todas as quarta-feiras

(Foto: Reprodução)

 

Você já sentiu como se não soubesse por onde começar quando vai produzir uma redação dissertativa-argumentativa? Pois vamos resolver essa questão. Antes vamos entender o que quer dizer “dissertativo” e “argumentativo”.

Dissertativo tem por definição a exposição, escrita ou oral, de algum assunto em alguma área como artístico, doutrinário, científico, etc. No texto escrito a estrutura básica possui três elementos: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. A introdução apresenta o assunto e faz com que o leitor tenha interesse em continuar a leitura. No desenvolvimento o autor apresenta seu ponto de vista, exemplifica e desenvolve o seu raciocínio sobre aquele assunto. No final do texto há o fechamento do assunto, em que o autor conclui seu pensamento sobre aquele tema de acordo com o que ele utilizou no desenvolvimento.

Exige do falante ou do autor um posicionamento embasado e fundamentado. Não se pode esquecer que o texto dissertativo precisa de uma norma padrão, ou seja, a gramática, a propósito, é um critério de avaliação importante nas provas de seleção que exigem do candidato domínio da escrita dissertativa.

O texto dissertativo possui uma organização de pensamentos, ideias, fatos e opiniões, finalizando com uma conclusão dessa exposição, buscando sempre a coerência entre os parágrafos. Para ajudar na coerência textual tenha em mente alguns elementos coesivos.

No que se refere ao pensamento, posicionamento das ideias e opiniões, é necessário entender que não basta apresentar um ponto de vista sem muita ligação com a realidade, porque nesse quesito é importante ser argumentativo; a segunda definição desse texto, que é outra característica que é levada em consideração nas avaliações, principalmente no ENEM.

(Foto: Reprodução)

 

Uma das competências de avaliação da redação do ENEM, por exemplo, tem relação direta com o que o autor vai utilizar de repertório cultural, o avaliador vai tentar encontrar no texto algo que exemplifique seu posicionamento e fundamente, dependendo do seu domínio textual pode ser a nota máxima. Por isso, é importante que você tenha conhecimento, pelo menos básico, sobre economia, geopolítica, direitos humanos, direitos e deveres, as religiões, etc.

Partindo também da percepção de que argumentar é convencer, então você precisa estar mais focado ainda na coerência do texto, assim como na coerência do seu posicionamento com a conclusão, assim como com a realidade.

Dessa forma, a gente pode concluir que o texto dissertativo-argumentativo possui como principais características:

- Norma culta da língua;

- Coerência entre as ideias e a realidade;

- Coerência textual;

- Conclusão do pensamento;

- Posicionamento argumentado e fundamentado;

- No caso do ENEM, uma proposta de intervenção completa (Podemos falar sobre isso em outra postagem).

O que posso dar de dicas para você é que busque os conhecimentos básicos comentados acima, entenda ao menos um pouco sobre as áreas que foram referenciadas, tenha em mente a lista de características de um texto dissertativo-argumentativo e treine.

Se você não tiver orientação de um profissional da escrita então entre em contato conosco e com certeza lhe daremos outras orientações.

 

Profa. Esp. Emanuelle Clímaco Rodrigues

crproduz@gmail.com

@crproduz

@profamanuclimacorodrigues

http://proddetextosacademicos.blogspot.com/

Compartilhe este conteúdo: