Português (Brasil)

Marcos Alves: 8 dicas para melhorar a vida de estudos

Marcos Alves: 8 dicas para melhorar a vida de estudos

Esta coluna é assinada por Marcos Alves e Emanuelle Clímaco e traz dicas de estudos, língua portuguesa e redação

Compartilhe este conteúdo:

*ESCRITO POR MARCOS ALVES, CR Produz

Esta coluna é publicada todas as quarta-feiras.

Jovem estudando (Foto: Reprodução)

 

Em tempos de pandemia, quando se fala em educação, as discussões têm girado em torno das condições tanto da escola, especialmente dos professores, quanto das famílias, que na grande maioria não tem uma aparelhagem para transmitir e acompanhar as aulas remotas. Uma alternativa muito usada tem sido o uso do celular com aplicativos de videoconferência e mensageiros. Entretanto, há um outro problema: estamos preparados para tomar as rédeas de nossa vida de estudo?

No período dito normal, a família acompanhava seus filhos na resolução de atividades e outras eventualidades. Agora, ela precisa participar da vida escolar de seus filhos de perto, buscando saber se ele se faz presente nas aulas transmitidas, se conseguiu acompanhar o conteúdo escolar. Isso aliado a muitas outras atividades: vida profissional e tantos outros problemas.

Alunos participavam das aulas presenciais, com material didático e professor pertinho para ajudar nas dúvidas. Agora, com todo mundo tendo que aprender a conviver com o novo formato, é preciso tomar as rédeas da vida de estudo, pois novos desafios surgiram.

Já são seis meses de isolamento e planejar um cronograma para estudar em casa tem sido um desafio. O ano letivo daqui a pouco se vai, o Enem e outros vestibulares se aproximam, concursos à vista e várias dificuldades na organização para estudar em casa.

Como todo mundo quer uma aprovação, trazemos algumas dicas para te ajudar a estudar nesse tão atribulado período pandêmico!

1. Tenha calma!

Gente, antes de tudo, mantenhamos calma. Ainda dá tempo de aproveitar o que nos resta de ano para melhorar na vida de estudos. De nada ainda ficar angustiado ou ansioso por uma vacina. Os cientistas cuidam da vacina, que a gente cuida em estudar e manter uma rotina de estudos para compensar a falta das aulas presenciais. Então, levanta daí e vamos estudar!

2. Vamos nos organizar?

Que tal organizarmos um quadro com as metas que queremos? Isso mesmo! Se o seu objetivo é seguir o ano letivo, está mais fácil. Basta acompanhar o que a sua instituição de ensino preparou. Mas, se o seu objetivo é o Enem, algum vestibular específico ou até mesmo um concurso, faça uma lista dos conteúdos que irão cair na prova. Vá estudando por etapa, até conseguir desenvolver o conteúdo inteiro.

3. Que tal um cronograma?

Uma das dificuldades de se estudar em casa é a organização dos horários. Na escola é mais fácil, o professor já leva os conteúdos pronto, nos seus respectivos dias e horários. Mas em casa? Bom, em casa você vai fazer a mesma coisa! Organizar uma tabela com os dias da semana e horários para determinado conteúdo ou matéria.

4. Vamos lá, prepare um local de estudos!

Gente do céu, sem um local de estudos é difícil uma organização mínima. Não adianta ficar alternando, estudar na sala, estudar na cozinha. Não. É preciso definir um local certo, onde, todo dia, em determinado horário, estuda-se por um período. Assim, seu cérebro vai ficar acostumado àquele local e sua concentração será mais facilmente alcançada. Por isso, reserve uma mesa, coloque o material de estudos e dedique-se!

5. Quanto tempo estudar?

Opte por fazer sessões de estudos de 45 minutos. A cada sessão, uma matéria, um conteúdo. Há um risco muito grande de que o tempo reservado aos estudos se limite à resolução de atividades. O aluno lê determinado conteúdo com o objetivo de apenas resolver questões.

6. Você merece uma recompensa!

Ofereça a si mesmo pequenas recompensas por cada sessão de estudo. Por exemplo: Compre uma caixa de bombons ou um pacote de biscoitos e dê a si mesmo como uma recompensa após cumprir a meta de estudos diária. Nosso cérebro procura prazer. Se você estimular essa recompensa, a motivação acontecerá facilmente. Assim, será mais fácil manter a vida de estudos. Isso vale muito para os pais incentivarem os filhos a estudarem. “Estudar é obrigação” não é muito motivador. Utilize a recompensa como um recurso para motivá-lo, mas não como coação.

- Se não responder as tarefas, não vai ganhar um presente no dia das crianças.

Se seu filho tem dificuldade em estudar, converse com ele sobre a importância disso, organize um cronograma, prepare um ambiente. É importante oferecer as condições para que ele de fato estude!

7. Utilize-se das tecnologias!

As tecnologias estão aí para nos servir também na vida estudos. Então, pesquise no yotube conteúdos relacionados ao tema de interesse. Há uma gama de vídeos e canais, de onde pode-se aprender de um tudo. Além disso, os sites, as revistas eletrônicas e diversos outros meios podem te ajudar bastante na vida de estudos.

Em relação às crianças, é necessário que os pais incentivem o uso das tecnologias para estudo. Mas, com acompanhamento e moderação. Deixar seu filho o dia todo com o celular pode trazer sérios prejuízos! Por isso, procure incentivar pesquisas que contribuam para o conhecimento de seu filho!

8. Vamos ler?

Temos um grande período de ociosidade. Então, que tal reserva-lo para ler mais, conhecer novos mundos? Para quem não tem hábito de leitura, comece com pequenos contos. Luis Fernando Veríssimo é uma boa dica para começar! Esperamos que essas dicas te ajudem a melhorar nos estudos!

Para mais dicas, acompanhe-nos no Instagram e aguarde nossa próxima coluna aqui no Pôst União!

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Bom dia! ??

Uma publicação compartilhada por Cr Produz (@crproduz) em

 

Compartilhe este conteúdo: