Português (Brasil)

Vultos do passado: Fenelon Castelo Branco

Vultos do passado: Fenelon Castelo Branco

Você sabe quem foi Fenelon Castelo Branco? Leia a matéria histórica e saiba mais.

Compartilhe este conteúdo:

Unidade Escolar Fenelon Castelo Branco, é uma escola da rede pública estadual de ensino, sendo uma das principais referencias em qualidade de ensino no município de União.

(Foto: Montagem)
Uma das escolas mais antigas do município, foi criada pelo decreto n° 947 de 23 de janeiro de 1928, sendo uma das mais tradicionais e referenciais para o ensino primário/fundamental da cidade . Tradicional, porque metade da historia de União foi contada e vivida por esta instituição. Muitas pessoas representativas do meio social, político, econômico e intelectual de nosso estado, tiveram suas bases escolares na referida escola.


O prédio atual é um monumento vivo da arquitetura colonial, construído na primeira metade do século XX, especificamente no ano de 1938, através de um convenio entre o governo do estado e a prefeitura de União que na época era administrada pelo interventor Filinto Rego. Vale ressaltar que antes de sua construção, o Grupo Fenelon Castelo Branco funcionou em diversos prédios particulares, até ser instalado instalado em espaço próprio e definitivamente no dia 14 de abril de 1939.


Após a inauguração em prédio próprio, em 30/12/1938, passou a ser administrada pela diretora Maria Castelo Branco Medeiros, mais conhecida por “Dona Bibi”, sendo gestora ate o ano de 1951.

Sobre o homenageado Fenelon Castelo Branco, nasceu no dia 22 de maio de 1874, na então Vila de Barras. Bacharel em direito, exerceu a magistratura, tendo sido juiz de direito em varias comarcas. Foi jornalista e poeta. Era casado em seu segundo matrimônio, com a Srª. Linora Fortes Castelo Branco, filha do capitão Mariano Fortes, neste município. Faleceu no dia 27 de fevereiro de 1925 em União, na casa de seu sogro. A homenagem veio anos posteriores, com a imortalização de seu nome em uma escola pública de grande importância para a educação dos unionenses: O Grupo Escolar Fenelon Castelo Branco.

Fonte: A Cronologia do Estanhado-Memórias

Compartilhe este conteúdo: