Trabalhadores de União (PI) participam de manifestação em Brasília
Os Agentes Comunitários de saúde e Endemias, Osíres, Eliana e Samuel representaram União (PI).
Manifestantes com a bandeira do Piauí. (Foto: Divulgação)
O chamado dia D dos ACS e ACE em Brasília foi um movimento que ocorreu ontem (quarta-feira, 11/08) em prol da PEC 22/11. Está PEC propõe, basicamente, um piso salarial de, no mínimo, 2 salários mínimos para a categoria.
Os Agentes Comunitários de saúde e Endemis, Osíres (Acs), Eliana (Acs), Samuel(ACE) representaram o município de União (PI).
Vários representantes dos ACE de vários estados foram convocados pela confederação nacional dos agentes de saúde (CONACS) para se fazerem presentes em frente o Anexo IV da Câmara dos deputados em Brasília-DF, onde houve a concentração. Durante os dias os líderes do movimento participaram de uma reunião para solicitar um possível apensamento da PEC 14, que uma outra pec que tem pontos em comum, incluindo a desprecarização do trabalho dos ACS e ACE.
A reunião contou com a presença da presidente da CONACS, Ilda Angélica, Artur Lira, o presidente da câmara dos deputados, entre outras lideranças.
O presidente da câmara se comprometeu em discutir com o colegiado de líderes o apensamento das duas PECS e a possibilidade de colocar em pauta as duas PECS ou apenas a PEC 22/11, caso não seja possível apensar.
Após a reunião, foram até o ministério da saúde onde pediram a presença do ministro, mas o mesmo não se encontrava no local.
VEJA MAIS FOTOS;