Quebra de acordo: Associação dos Agentes de Saúde lança nota de repúdio à prefeitura de União
Categoria afirma quebra de acordo sobre o pagamento de diárias prometido verbalmente pelo prefeito Paulo Henrique Costa.
A associação dos Agentes Comunitário de Saúde e Endemias de União, alega que houve quebra de acordo entre o prefeito e a categoria dos ACS e ACE, a promessa do prefeito era pagar diárias para os profissionais que trabalham na linha de frente no combate ao COVID-19, no entanto a categoria afirma que o secretário de saúde negou pagar o que havia sido acordado verbalmente pelo prefeito. A categoria acusa a gestão municipal de desvalorizar os trabalho desses profissionais.
Sede da Prefeitura Municipal de União (Foto: Reprodução/Internet)
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA!
NOTA DE REPÚDIO À PREFEITURA MUNICIPAL DE UNIÃO – PI
Eu, Cláudio Costa Santos, Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de União-PI (AACSU-PI), venho através desta, manifestar o nosso repúdio à Prefeitura Municipal de União pela desvalorização do trabalho que nossa categoria vem realizando no enfrentamento ao COVID-19 em nossa cidade.
Como é de conhecimento de todos, a gestão do nosso município, tem realizado pouquíssimas ações eficazes no combate ao Corona Vírus. Uma das poucas ações realizadas e que são vistas pela população unionense é a efetiva participação dos ACS e ACE no trabalho nas tendas, na distribuição de máscaras e álcool gel, em pontos estratégicos e de grande circulação de pessoas, como por exemplo, em frente a Caixa Econômica Federal, Banco do
Brasil, Lotéricas, margens do Rio Parnaíba (orientando as pessoas que chegam em nossa cidade, vindo de cidades vizinhas do estado do Maranhão), e na PI-112 que liga nossa cidade à capital, Teresina.
Mesmo, não tendo EPI`s com qualidade técnica adequada e em quantidade suficiente, motivo pelo qual, tivemos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) fechadas, não deixamos de realizar o nosso trabalho. São incontáveis, as vezes que visitamos pacientes que testaram positivo para COVID-19 sem a proteção adequada e assim, colocamos a nossa saúde e dos nossos familiares em risco. Mas, não deixamos de fazer o nosso trabalho! Prova disso é que temos entre colegas de trabalho e familiares, casos positivos e outros aguardando para fazer o teste, porque não temos em quantidades suficientes. Isso, porque o município nunca fez a compra de testes rápidos (aquela compra da loja de confecções de São Paulo, foi cancelada), estão usando somente, os testes que a Secretaria Estadual de Saúde envia para o município e como sabemos, não é em quantidade suficiente.
Apesar de todo esforço e trabalho realizado pela nossa categoria, e mesmo a gestão tendo recebido recursos suficientes (R$ 801.325,62) para a realização de ações de enfrentamento a Pandemia, mais uma vez, a gestão nos surpreende de forma negativa ao não realizar pagamento de diárias (prometido verbalmente, pelo Prefeito Dr. Paulo Henrique Costa e negado pelo Secretário de Saúde Narcizo Chagas) pelo trabalho realizado pelos Acs e Ace nas tendas. Realizamos nosso trabalho e esperávamos receber o pagamento prometido.
Situações como essa, nos fazem refletir sobre a importância do nosso trabalho para uma gestão que não tem demonstrado preocupação com a vida humana. De tudo isso, ficam duas certezas: Não iremos receber o pagamento das diárias, mas passaremos a valorizar ainda mais o nosso trabalho, mas não iremos colocar nossa vida e dos nossos familiares em risco! E assim como a gestão incentiva a população a denunciar os Acs e Ace que não realizam seu trabalho de forma satisfatória, nós faremos questão de esclarecer a população sobre as ações realizadas pela gestão e deixá-la bem informada sobre as ações que são de sua responsabilidade e que não são cumpridas por ela.
Com a certeza de que tudo passa e o nosso trabalho fica, continuaremos a realizar o nosso trabalho para a população unionense que vive e aguarda ANSIOSAMENTE, por dias melhores!!!
União (PI), 29/05/2020.
Cláudio Costa Santos
Presidente da AACSU-PI