IFPI divulga edital de vestibular para 2023 e deixa de adotar Sisu como forma de ingresso
As inscrições para estudantes que desejam ingressar no Instituto pelo sistema iniciam no dia 10 de novembro e seguem até 12 de dezembro.
Escola Técnica Federal no Piauí. (Foto: Reprodução)
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) retoma após 13 anos o vestibular tradicional como única forma de ingresso na instituição. A medida faz parte de uma estratégia para evitar a evasão no Instituto e regionalizar o ensino. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (18) na reitoria do IFPI, bairro Santa Isabel, zona Leste de Teresina.
Serão 2.265 vagas ofertadas em 21 cursos em 18 cidades piauienses. Os cursos serão de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. O edital será lançado hoje e as inscrições começam dia 10 de novembro e seguem até o dia 12 de dezembro. O interessado deve fazer a inscrição exclusivamente pelo site da instituição.
O reitor Paulo Borges da Cunha conversou com o Cidadeverde.com e afirmou que o retorno do vestibular no IFPI tem como objetivo reduzir a evasão. Segundo o reitor, o Sisu (Sistema Unificado de Seleção) realiza diversas chamadas ao longo do semestre. Segundo ele, isso faz com que muitos alunos ingressem nas turmas na metade do semestre e tenham dificuldades em acompanhar o conteúdo ministrado em salada de aula. Por conta disso, muitos optam por abandonarem o curso.
“Muitas vezes o aluno é chamado no meio do semestre do curso. Esse aluno tem uma grande probabilidade de deixar o curso e se evadir da instituição porque não consegue acompanhar a turma. Nosso calendário acabou sendo prejudicado por conta do Sisu”, relatou o reitor.
Ainda segundo Paulo Borges da Cunha, mesmo com cortes que a instituição vem sofrendo, será possível realizar o vestibular sem prejuízo e concluir o processo em tempo hábil.
Com o retorno do vestibular, a instituição pretende reduzir a evasão que hoje, segundo o reitor Paulo Borges da Cunha, chega a 30% no ano de alunos oriundos do Sisu.
Cursos ofertados
Bacharelado
Administração
Engenharia Agronômica
Engenharia Civil
Engenharia Mecânica
ZootecniaTecnologia
Agroecologia
Alimentos
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Design de Modas
Gastronomia
Geoprocessamento
Gestão Ambiental
Gestão de Recursos Humanos
Processos Gerenciais
Radiologia
SecretariadoLicenciatura
Ciências Biológicas
Físicas
Informática
Matemática
Química
Cotas
O estudante terá acesso a cotas para ingressar na instituição. O benefício será para pessoas com deficiência oriundas de escolas públicas e para pessoas pretas ou pardas também oriundas de escolas públicas também. O reitor explicou que as cotas também são para alunos que não se encaixem nas cotas anteriores, mas que tenham estudando em escola pública ou em particular desde que com bolsa integral.
A instituição realizou o último vestibular em 2009. A partir de 2010 o IFPI aderiu ao Sisu. A taxa para participardo vestibular será de R$ 40 e aquele estudante que não tiver condições, poderá pleitear a isenção da taxa. Para isso, precisa comprovar ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.
O período para solicitar a isenção inicia nesta terça e segue até o dia 31 de outubro através do site da instituição, onde o candidato precisará preencher um formulário.
Provas
As provas serão realizadas no dia 15 de janeiro e os conteúdos abordados seguiram as mesmas áreas de ensino que são cobradas no Enem (Exame do Ensino Médio): linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
“Desse modo, o aluno que estiver se preparando para o Enem poderá também realizar o teste do IFPI sem prejuízo de conteúdo”, destacou o reitor Paulo Borges Cunha.
O vestibular será realizado em um único dia com duração de 5 horas. Será uma prova objetiva, com 60 questões, sendo 15 de cada área. E uma redação. Além disso, o candidato deverá optar, no ato da inscrição, por uma língua estrangeira: inglês ou espanhol. A prova objetiva valerá 60 pontos e a redação 20 pontos. Totalizando o máximo de 80 pontos.
O resultado final do certame está previsto para ser divulgado no dia 13 de fevereiro.
Atualmente, a instituição conta com 7 mil alunos no ensino superior. Ao todo são 1.291 professores e 957 técnicos-administrativos dando suporte a esses alunos em todo o Piauí.