Português (Brasil)

Estudante de União (PI) conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Estudante de União (PI) conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Aluna da escola do Mussum fez toda a sua preparação por meio da internet.

Compartilhe este conteúdo:

Aluna medalha de bronze, Clara Bezerra Vieira. 
(Foto: Acervo Pessoal)
 
 

A estudante do 9º ano do ensino fundamental da escola municipal Absalão Rodrigues Machado, no povoado Mussum, cerca de 20km de União (PI), Clara Emanoelle Bezerra Vieira, de apenas 15 anos, moradora da localidade Cachoeira, foi destaque nacional após participar da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e receber a medalha de bronze.

Na tarde desta segunda-feira (24/05), a unidade escolar realizou a solenidade de entrega do certificado e da medalha de participação da escola na 23ª edição da olímpiada.

O evento se deu no pátio e obedeceu aos protocolos de segurança contra a disseminação da Covid – 19.

Contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de União – PMU por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Na oportunidade se fizeram presente o Prefeito de União, Gustavo Conde Medeiros e a Secretária Municipal de Educação, Francisca da Luz de Castro Melo, além do corpo docente da escola e demais funcionários.

Prefeito Gustavo Medeiros e Secretária de Educação Francisca Castro ao lado da estudante.
(Foto: Direção da Escola)

 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada pela sociedade astronômica brasileira – SAB e a Agência Espacial Brasileira – AEB, esta última vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal brasileiro, através de uma Comissão Organizadora composta por astrônomos e especialistas nas atividades aeroespaciais brasileira. A mesma é realizada desde 1998.

A OBA tem como objetivo ser uma ferramenta didática para difusão e popularização da astronomia e da astronáutica, a qual inclui todos os ramos das atividades aeroespaciais. A mesma é realizada numa única etapa, na própria escola do aluno. A 23ª oba teve em 2020 em razão da pandemia causada pela covid – 19 teve a realização de sua prova objetiva de forma online nos dias 12 e 13 de novembro do mesmo ano.

Na sua fala, o diretor da UEARM, Pedro Costa Sousa esclareceu que a participação da escola na 23ª OBA se deu por iniciativa da estudante da escola do 9º ano do ensino fundamental, Clara Emanoelle Bezerra Vieira, que procurou a direção da unidade de ensino para realizar sua inscrição. E que a solenidade ora realizada servia como estímulo positivo para os alunos que irão realizar a prova online da OBA em 2021, nos dias 27 e 28 de maio.

Na solenidade foram entregues a escola o Certificado de Participação na 23ª OBA e das mãos do prefeito Gustavo Conde Medeiros a estudante Clara Emanoelle Bezerra Vieira recebeu sua medalha de bronze, assim como o Certificado de Participação na referida olimpíada das mãos da Secretária Municipal de Educação Francisca da Luz de Castro melo. Ressalta-se que a estudante da UEARM foi a única medalhista no município em 2020.

Em suas falas tanto o prefeito como a secretária de educação, enalteceram a conquista da medalhista, e firmara o compromisso de apoio a iniciativas como as da aluna e a da escola. Ambas as autoridades deixaram suas mensagens de incentivo aos alunos unionenses que participaram da OBA no presente ano.

Compartilhe este conteúdo: