Alunos realizam projeto de conscientização ambiental na Formosa
Coletores de lixo e placas com mensagens educativas foram instaladas nos pontos mais visitados pelos turistas.
O povoado Formosa é um dos locais mais visitados por turistas e pelos moradores de todo o município de União (PI) durante o período das chuvas e da Semana Santa. Em decorrência do intenso fluxo de pessoas que prestigiam as belezas naturais da região é comum encontrar, nesta época do ano, muito lixo descartado em locais inapropriados. Se por irresponsabilidade ou por falta de locais adequados para o descarte não se tem certeza, o certo é que esta atitude polui as águas (e matas) e desagrada os proprietários de terras da comunidade.
A partir desta percepção, professores e alunos da Escola Municipal José de Alencar, cerca de 24 km do centro da cidade, criaram o projeto Águas da Formosa com a intenção de conscientizar visitantes e moradores para um comportamento de maior responsabilidade ambiental durante as visitas à localidade neste período.
“O objetivo é conscientizar os alunos, a população e os visitantes acerca do cuidado com água e do descarte correto do lixo para que mantenham as margens, os riachos, os córregos e as nascentes limpas. A partir deste novo comportamento, a ideia é favorecer um lazer e uma forma de vida saudável”, contou a reportagem do Post União, a diretora Elizânia Maria Mota.
A culminância do projeto ocorreu nesta quarta-feira santa (13/04) com uma visitação em quatro pontos turísticos da região (Cachoeira da Formosa, Cachoeira dos Macacos, Poço Redondo, atual recanto Baruc, e Riacho Ininga). Durante as atividades, alunos e professores instalaram nos locais coletores de lixo e placas com mensagens de conscientização, construídas a partir de matéria prima nativa.
“Este projeto ocorreu em três fases. A fase teórica de sala de aula, a fase prática no espaço da escola, onde os alunos produziram os coletores recicláveis de lixo a partir de galões de água mineral e de matéria prima nativa; e as placas de conscientização. Hoje é a última fase, a culminância do projeto, vamos fazer a visitação dos quatros pontos escolhidos para que possamos está desenvolvendo estas ações nos locais”, concluiu a diretora Elizânia.
VEJA MAIS FOTOS;