Português Italian English Spanish

Documentário polêmico estreia hoje em União

Documentário polêmico estreia hoje em União


O longa metragem gera polêmica ao debater a possível existência de cangaceiros no povoado Vinagreira, atual município de Lagoa Alegre, na década de 1940.

Propaganda do documentário que circula nas redes sociais.
(Foto: Reprodução)

 

Com grande expectativa do público, o filme-documentário "Os Pótes: "cangaceiros" da Vinagreira" estréa nesta quarta-feira, 10, às 19h, e será exibido no canal do Youtube do portal Post União.

O longa metragem gera polêmica ao debater a possível existência de cangaceiros no povoado Vinagreira, atual município de Lagoa Alegre, na década de 1940, à época distrito pertencente a União.

Para produzir a obra, os diretores e roteiristas Thiago Inácio, do grupo de pesquisa Lagoa Alegre memórias, e Danilo Reis, do Piquete Explorador do Estanhado, colheram diversos depoimentos de testemunhas oculares dos fatos e afins.

A obra é fortemente embasada em pesquísas de cunho oral e em fontes hemerográficas, de jornais  e tablóides da época.

Leia a sinopse do longa-metragem:

O bando capitaneado por Lampião padeceu com a morte de seu expoente, ainda em 1938. Mas, segundo a imprensa piauiense pós-Estado Novo, persistiu em Vinagreira, povoado de União, um grupo de bandoleiros a quem as gazetas chamaram "cangaceiros". Em União, ainda vigorava a "lei do cão". Era o bando de Sesóstris Póte, as "feras da Vinagreira".

Neste filme documentário, uma série de entrevistas com testemunhas oculares dos fatos e estudiosos do caso, propõe-se debater a alcunha herdada pelo grupo, ao passo em que se narra algumas das passagens mais emblemáticas em que se envolveram.